escola de natação heróis do mar
A história

"Uma epopeia que começou em 1977 e ainda não parou...

 

Numa fase embrionária, a escola de natação "Heróis do Mar" dá os seus primeiros passos em 1977, sob orientação do prof Manuel Dantas Leite, enquanto técnico da Direcção Geral dos Desportos, delegação de Braga, responsável pela área da Natação. As aulas decorriam, aos sábados, na antiga Piscina Municipal de Barcelos, hoje demolida, com alunos do Colégio Dublin de Braga.

 

Em 1978, dois professores de Educação Física, Manuel Dantas e Agostinho Costa, numa altura em que a atividade desportiva dirigida às primeiras idades era quase inexistente em Braga, criaram as "Classes de Ginástica Infantil" dirigidas a crianças e jovens dos 3 aos 12 anos, cujo objectivo era o desenvolvimento físico e psico-social da criança. As aulas decorriam no ginásio do Instituto D. João Novais e Sousa, Travessa dos Congregados, acompanhando o calendário escolar normal. Terminava em Junho com o Sarau de Ginástica Infantil, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2.3 André Soares.

 

Os "Cursos de Verão de Natação" aparecem como complemento natural da ginástica, uma vez que em Julho não existia qualquer atividade organizada para a ocupação dos jovens. Nos primeiros 23 anos, os Cursos decorreram em Barcelos, nestes últimos 12 anos em Vila Verde. Constituímos uma equipa vencedora, de sucesso, que atua de forma inovadora e experiente, com uma visão própria sobre o ensino e a aprendizagem da natação.

 

Somos uma escola que ensina a nadar. Formamos nadadores campeões, mas não somos um Clube de Natação, somos isso sim uma Escola de Aprendizagem. Pais e filhos aprenderam a nadar connosco. Nestes últimos anos começamos a receber os filhos dos nossos primeiros alunos. É algo especial que nos emociona. O nosso bem mais importante só o "entregamos" a alguém que merece toda a nossa confiança. É assim que recebemos essa mensagem que nos deixa orgulhosos e felizes.

 

Mas na nossa escola não ensinamos só a nadar, desenvolvemos educação. Há um processo de formação que se desenvolve em paralelo, que reputamos da maior importância, em que as crianças incorporam regras saudáveis de convivência, de disciplina, de conhecimento de normas e regras de utilização correcta das instalações, de respeito pelo ambiente, etc. Todos os anos elegemos um tema de relevância nacional ou mundial e evidenciámo-lo à nossa maneira. Nestes últimos anos tratamos de temas como: "Defesa dos animais marinhos em vias de extinção"; "Poluição dos mares e dos rios"; "Selecção Nacional Futebol" e em 2009 prestamos "Tributo ao Michael Jackson", cujas músicas preencheram o nosso imaginário e serviram de tema aos nossos saraus de ginástica realizados na década de 80.

 

Vamos, este ano, celebrar de forma especial os "35 anos de Natação". Estamos a preparar com carinho um Programa Comemorativo, de grande significado para os nossos actuais e ex-alunos.

 

1977/2000 - Piscina Municipal de Barcelos

2000/2012 - Complexo de Piscinas de Vila Verde